ASSINE
search button

Homem que tentou matar João Paulo II se hospeda em hotel 5 estrelas

Compartilhar

Agência ANSA

ANCARA - O turco Mehmet Ali Agca, autor de tentativa de assassinato ao papa João Paulo II, em 1981, e libertado segunda-feira na Turquia, se hospedou no hotel cinco estrelas Sheraton de Ancara, de acordo com a emissora de televisão NTV.

Antes de ser solto, Ali Agca, de 52 anos, elaborou uma mensagem em inglês, que foi distribuída por seus advogados, na qual afirmou ser Jesus Cristo e garantiu que escreverá a "Bíblia perfeita".

"Artigo 1: Deus é único na eternidade. Deus é completo na eternidade. A Santíssima Trindade não existe. Artigo 2: Eu não sou Deus. Eu não sou filho de Deus. Eu sou Jesus eterno, ou seja, o sagrado verbo renascido de carne e osso", diz o ex-preso no texto.

Depois de ser libertado, o turco foi levado sob forte esquema de segurança ao Hospital Militar de Ancara, onde foi examinado por quatro horas. Ele não foi considerado apto a cumprir o serviço militar que tem pendente, supostamente por ter problemas psicológicos.

Ali Agca estava preso desde 13 de maio de 1981, quando atirou contra João Paulo II, na Praça de São Pedro, em Roma. Ao ser atingido por dois disparos, o então Pontífice ficou gravemente ferido na região do abdômen, no braço direito e na mão esquerda.

Em 2000, o turco foi extradito da Itália para seu país de origem, onde permaneceu detido por outros crimes cometidos antes do atentado.

Ontem, o presidente do Conselho Pontifício Justiça e Paz, cardeal Peter Kodwo Appiah Turkson, concordou com a possibilidade de Ali Agca ir ao Vaticano para orar sobre o túmulo de João Paulo II.

- Se Ali Agca quer vir e rezar sobre o túmulo de João Paulo II, estou de acordo - disse o cardeal em entrevista a uma emissora de TV italiana, em que também lembrou que Karol Wojtyla foi o primeiro a perdoar seu agressor, quando o visitou na prisão, em 1983.

De acordo com seus advogados, Ali Agca deve conceder uma entrevista coletiva nos próximos dias, em Istambul.