França: 1ª em qualidade de vida

Jornal do Brasil

PARIS - Um ranking com cerca de 200 países publicado na revista americana International Living coloca o Brasil em 38º em qualidade de vida no mundo, cinco posições acima do resultado obtido em 2009, quando o país ficou em 43º lugar. A líder do ranking, pelo quinto ano consecutivo, é a França. Entre os países da América Latina, o Brasil fica atrás de Uruguai (19º), Argentina (26º), Chile (31º), Costa Rica (33º) e Panamá (34º).

A avaliação leva em consideração nove itens custo de vida, cultura e lazer, economia, ambiente, liberdade, saúde, infraestrutura, segurança e risco e clima. O Brasil foi melhor avaliado em liberdade, risco e segurança, e clima; deixando a desejar no quesito cultura e lazer. Mesmo assim, em comparação com o ranking de 2009, as notas brasileiras para infraestrutura passaram de 47 para 59 (a nota máxima é 100), enquanto a avaliação para a economia foi de 45 para 65.

Entre os países mais bem avaliados, a Austrália pulou da quinta para a segunda posição no ranking entre o ano passado e este, enquanto a Alemanha subiu do oitavo para o quarto lugar. Os Estados Unidos, por outro lado, caíram da terceira para a sétima posição.

O Japão, considerado o segundo país mais rico do mundo, aparece apenas no 36º lugar, somente duas posições acima do Brasil.

O último lugar do ranking é ocupado pela Somália. Entre os 15 últimos colocados, segundo a International Living, apenas um deles o Afeganistão não é um país localizado no continente africano.

>> Ranking

1º França

2º Austrália

3º Suíça

4º Alemanha

5º Nova Zelândia

6º Luxemburgo

7º Estados Unidos

8º Bélgica

9º Canadá

10ºItália

19ºUruguai

26ºArgentina

31ºChile

33ºCosta Rica

38ºBRASIL