ASSINE
search button

Muçulmanos representam 23% da população mundial

Compartilhar

Jornal do Brasil

RIO - Aproximadamente uma em cada quatro pessoas no mundo é muçulmana e não está, necessariamente, onde se era esperado, segundo uma pesquisa do Pew Forum on Religion & Public Life, que visa a mapear a população de muçulmanos no planeta.

O estudo, divulgado ontem pela CNN, observa que a Índia, país de maioria indu, tem mais muçulmanos que qualquer outro, exceto Indonésia e Paquistão, e duas vezes mais que o Egito. A China tem mais muçulmanos que a Síria. A Alemanha, mais que o Líbano. E a Rússia, mais muçulmanos que a Jordânia e a Líbia juntas. Cerca de dois em cada três muçulmanos no mundo estão na Ásia. O Oriente Médio e o norte da África, juntos, abrigam cerca de um em cada cinco dos muçulmanos no mundo.

Os 1,57 bilhão de muçulmanos no mundo representam 23% da população mundial e permanecem atrás da população cristã, estimada em 2,25 bilhões. De maneira geral, o número de muçulmanos é maior que o esperado pelos pesquisadores.

A equipe do Pew Forum analisou as informações consideradas mais confiáveis de 232 países e territórios, utilizando informações de censos nacionais e pesquisas. O resultado foi descrito como o maior projeto deste tipo já realizado .

O estudo é repleto de detalhes considerados surpreendentes até mesmo pelos pesquisadores. Um em cinco muçulmanos no mundo mora em um país onde muçulmanos são minoria. E enquanto muitos achavam que a população muçulmana na Europa seria composta de imigrantes, isto só foi observado na Europa Ocidental, disse Cooperman.

- No restante da Europa; Rússial Albânia e Kosovo, por exemplo, muçulmanos estão na população nativa disse.à CNN Alan Cooperman, diretor associado de pesquisa do Pew Forum. Mais da metade dos muçulmanos na Europa é nativa.

Sunitas e xiitas

Cerca de nove entre 10 muçulmanos no mundo são sunitas, contra apenas um xiita, mas estes números, segundo os pesquisadores, não seriam tão confiáveis, pois informações sectárias são mais difíceis de serem divulgadas.

Entre os muçulmanos, é uma questão delicada. Quando perguntados a respeito, muitos respondem que são apenas muçulmanos afirma Brian Grim, pesquisador senior do Pew Forum Project.