ASSINE
search button

Britânica detida por filmar policiais entra na Justiça

Compartilhar

Portal Terra

LONDRES - Uma mulher processou a polícia metropolitana de Londres, sob a alegação de que ela foi algemada, detida e ameaçada de prisão por ter filmado policiais em seu telefone celular, informou o Guardian, nesta terça-feira. Gemma Atkinson, 27 anos, gravou oficiais enquanto eles abordavam o namorado dela.

Os advogados de Gemma utilizam o caso como um exmplo de como os policiais usam os poderes especiais antiterrorismo para restringir fotografias. O fato ocorreu um mês após a entrada em vigor de uma lei que autoriza policiais britânicos a proibir fotografias se eles considerarem que a imagem "possa ser útil" ao terrorismo.

O telefone celular dela gravou parte dos incidentes na estação subterrânea de Aldgate East, no dia 25 de março. A primeira parte do vídeo mostra dois policiais revistando Fred Grace, namorado de Gemma, em uma parede.

Logo depois, um policial aparece e diz: "você sabe que é proibido pela Lei do Terrorismo filmar policiais? Você pode me mostrar as imagens?" Gemma interrompeu a filmagem e colocou o telefone no bolso. De acordo com o testemunho dela, o oficial tentou diversas vezes tomar o celular. Gemma disse ter sido detida por cerca de 25 minutos.