Agência ANSA
MONTEVIDÉU - A chapa governista para as eleições presidenciais do Uruguai, formada por José Mujica e Danilo Astori, pretende viajar ao Brasil em agosto para reunir-se com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O objetivo do encontro será a promoção da integração regional e o intercâmbio acadêmico bilateral.
Mujica, que concorrerá à presidência do país no dia 25 de outubro, já manifestou por diversas vezes sua admiração pelo modelo de governo do presidente Lula, assim como o seu desejo de se reunir com ele antes do pleito.
Segundo a aliança governista, o candidato da Frente Ampla, acompanhado de seu vice, deverá visitar o Brasil antes do próximo dia 10.
- Tontos de nós se nos afastarmos do Brasil, um gigantesco mercado para a exportação uruguaia e um país com 85 mil pesquisadores em diversas universidades - disse Mujica, ao recordar que o Uruguai conta com apenas mil pesquisadores e uma única universidade estatal e pública.
- Nossa universidade tem que abrir os braços aos pesquisadores dos países mais próximos - continuou o candidato, de acordo com o jornal La República.
Mujica, ex-guerrilheiro tupamaro (grupo que atuou no Uruguai nas décadas de 1960 e 1970) e que entre 2005 e 2008 foi ministro da Pecuária do atual presidente, Tabaré Vázquez, terá como principal adversário o ex-mandatário Luis Lacalle, que governou o país entre 1990 e 1995, do conversador Partido Nacional.