ASSINE
search button

Berlusconi ressalta conquistas na política externa italiana

Compartilhar

Agência ANSA

ROMA - O primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, ressaltou as importantes conquistas obtidas por seu governo no âmbito da política externa, ao discursar hoje no Fórum de Economia e Finanças para o Mediterrâneo que está sendo realizado em Milão.

Berlusconi disse que a Itália e a França foram "protagonistas" em amenizar as tensões entre a Rússia e Geórgia no ano passado, devido à região separatista Ossétia do Sul.

- Fomos protagonistas em parar os carros armados da Federação Russa que estavam a poucos quilômetros de Tbilisi (capital da Geórgia). Se ocorresse aquele encontro, haveria um divórcio entre a Federação Russa, a União Europeia (UE) e Aliança Atlântica difícil de reconstruir - relembrou o premier.

Ressaltando seu empenho em impulsionar a retomada das relações entre Estados Unidos e Rússia, o presidente do Conselho de Ministros da Itália pontuou também que ajudou a convencer "os países do leste a intervirem para salvar os bancos" diante da crise econômica mundial.

- Não esqueço o encontro com Bush (George W., ex-presidente dos EUA) que deu US$ 700 bilhões aos bancos - contou Berlusconi, referindo-se à reunião que teve com o ex-mandatário em outubro do ano passado, mês em que o Senado norte-americano aprovou a cifra para socorrer as instituições financeiras.

Citando as relações com a Líbia e o Egito, o premier afirmou que a Itália colocou "um fim ao difícil percurso" das conquistas coloniais, comentando que com a Líbia "a festa da vingança se tornou a festa da amizade", e o governo italiano "teve a possibilidade de trabalhar muito nas infraestruturas líbias".

Em março deste ano, a Itália e a Líbia assinaram acordos que preveem cooperações no setor energético e no controle da imigração ilegal. Segundo o tratado, a Líbia se compromete em combater o terrorismo, o crime organizado, o narcotráfico e a imigração ilegal e, em troca, a Itália dará ao país US$ 5 bilhões nos próximos 25 anos.