Argentina: Disputa acirrada entre Kirchner e De Narváez

Agência ANSA

BUENOS AIRES - O ex-presidente argentino Néstor Kirchner e o empresário Francisco de Narváez disputam voto a voto as eleições legislativas na província de Buenos Aires, maior reduto eleitoral do país.

Segundo as principais emissoras de TV do país, Kirchner (candidato a deputado pela Frente pela Vitória) estaria à frente de seu principal adversário, da União PRO.

O primeiro canal de TV a mostrar uma definição foi o Crónica TV, que informou a vitória de Kirchner. Logo depois, a emissora Todo Noticias afirmou que há "uma paridade" entre os dois principais candidatos, com "vantagem a Kirchner". O canal C5N também deu vitória ao ex-mandatário.

De acordo com os primeiros resultados boca-de-urna, a polarização prevista nas pesquisas se confirmaram. Antes do turno, o ex-presidente apresentava uma vantagem de dois a cinco pontos sobre De Narváez.

A disputa na província de Buenos Aires é considerada a mais importante, e por este motivo Kirchner lidera a lista de candidatos a deputados pela frente governista. Na Argentina, o eleitor vota na lista completa - quanto mais votos, mais candidatos são eleitos.

Este pleito também é considerado como o maior desafio eleitoral do casal Néstor e Cristina Kirchner. Pela primeira vez, o governo argentino corre o risco de perder a maioria no Congresso.