JB Online
DA REDAÇÃO - Os comandos da Marinha e da Aeronáutica informaram no final da tarde desta segunda-feira que militares a bordo das aeronaves avistaram destroços do vôo AF 447 a cerca de 950 km de Fernando de Noronha. A área fica próxima a materiais encontrados anteriormente. Não foram avistados corpos durante as buscas desta segunda-feira.
Segundo informações divulgadas em nova coletiva, as buscas continuam sem data para acabar, com reuniões marcadas para análise das condições de resgate para os dias 17, 19, e então de dois em dois dias.
- As buscas continuam por prazo indeterminado. Não há dia definido (para acabar). O que existe são dias de reuniões para definir logística que permita que a a operação continue. Assim podemos ter equipamentos para que as buscas durem o tempo necessário.
As autoridades da Marinha e da Aeronática informaram que as equipes de resgate já percorreram - pelo ar e pelo mar - a área equivalente a cinco vezes o estado de São Paulo ou dez vezes o de Pernambuco.
Ainda segundo o informe dessa segunda, atuam diretamente nas buscas mais de mil militares brasileiros, sendo 761 da Marinha e 250 da Aeronáutica. A Fragata Bosísio está em deslocamento para Fernando de Noronha com os seis corpos anteriormente encontrados pela Marinha Francesa e transferidos para o navio brasileiro. A fragata deve chegar à ilha na terça-feira.
O acidente
O Airbus A330 saiu do Rio de Janeiro no domingo (31 de maio), às 19h (horário de Brasília), e deveria chegar ao aeroporto Roissy - Charles de Gaulle de Paris no dia 1º às 11h10 locais (6h10 de Brasília).
De acordo com nota divulgada pela FAB, às 22h33 (horário de Brasília) o vôo fez o último contato via rádio com o Centro de Controle de Área Atlântico (Cindacta III). O comandante informou que, às 23h20, ingressaria no espaço aéreo de Dakar, no Senegal.
Às 22h48 (horário de Brasília) a aeronave saiu da cobertura radar do Cindacta, segundo a FAB. Antes disso, no entanto, a aeronave voava normalmente a 35 mil pés (11 km) de altitude.
A Air France informou que o Airbus entrou em uma zona de tempestade às 2h GMT (23h de Brasília) e enviou uma mensagem automática de falha no circuito elétrico às 2h14 GMT (23h14 de Brasília). A equipe de resgate da FAB foi acionada às 2h30 (horário de Brasília).
Confira na íntegra a nota da Força Aérea Brasileira:
O Comando da Marinha e o Comando da Aeronáutica informam que, nas buscas de hoje, militares a bordo das aeronaves avistaram destroços a cerca de 950 quilômetros de Fernando de Noronha, em área próxima a materiais encontrados anteriormente. Não foram avistados corpos.
No momento, atuam diretamente nas buscas mais de mil militares brasileiros, sendo 761 da Marinha e 250 da Aeronáutica.
A Fragata Bosísio está em deslocamento para Fernando de Noronha com os seis corpos anteriormente encontrados pela Marinha Francesa e transferidos para o navio brasileiro. A estimativa de chegada à ilha é amanhã, terça-feira, dia 16.
Com informações do Terra.