Agência ANSA
MÉXICO - A empresa norte-americana Veratec, que atua no ramo de biovigilância, advertiu há quase um mês a Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre o risco de que uma epidemia de gripe suína surgisse no México, revelou nesta segunda-feira o jornal mexicano Reforma.
De acordo com a publicação, a Veratec divulgou "um alerta sanitário por gripe na região de criação de porcos da comunidade La Gloria, município de Perote, no Estado de Veracruz, na costa do Golfo do México".
No final de março, cerca de 60% da população que vivia no local apresentou um quadro de gripe e pneumonia fora do comum, e 400 pessoas foram atendidas com possíveis sintomas da doença.
Segundo o chefe-científico da Veratec, James Wilson, a empresa "alertou para um problema em potencial".
À época, o especialista também chamou a atenção para a chance de que a grave crise de segurança pública vivida pelo México pudesse dificultar o registro de casos da epidemia.
Nesta segunda-feira, as autoridades sanitárias mexicanas foram alvo de duras críticas devido à "lentidão" para reagir à epidemia e à incapacidade de alertar a população a tempo.
A oposição criticou a postura do governo para lidar com a emergência e prometeu "responsabilizar funcionários federais que tenham incorrido em atitudes negligentes". A imprensa, por outro lado, também deu destaque à demora das autoridades para comunicar à população o início da epidemia.
O colunista Raymundo Rivapalacio, do portal Eje Central, questionou "porque o governo não alertou a população com antecedência". Outro comentarista, Sergio Sarmiento, observou que "a falta de credibilidade do governo piora as coisas" em momentos de crise.
As autoridades mexicanas investigam a possibilidade de que 149 pessoas tenham morrido por causa da gripe suína. Até o momento, porém, foram confirmados 22 falecimentos.
Na Espanha, foi comunicado nesta manhã o primeiro caso da doença na Europa. O governo do país explicou que o cidadão contaminado está respondendo bem ao tratamento e não corre risco de morte.
Nos Estados Unidos, subiu para 40 o número de pessoas infectadas. No Canadá, são sete. A gripe suína é causada por uma variação do vírus influenza A, chamado de H1N1, que pode ser transmitida de pessoa para pessoa.
Os principais sintomas da doença são febre superior a 39ºC, tosse, vômitos, diarreias e dores musculares e nas articulações.