REUTERS
BAGDÁ - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, desembarcou em Bagdá nesta terça-feira para uma visita surpresa, marcando um novo capítulo em sua estratégia de trocar o foco militar dos EUA da impopular guerra no Iraque para o conflito no Afeganistão.
A Casa Branca informou que Obama vai se encontrar com comandantes e soldados norte-americanos e conversar por telefone com líderes iraquianos.
Ele telefonará para os líderes iraquianos porque o mau tempo impediu que eles viajassem de helicóptero para encontrá-lo pessoalmente, disse o porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs.
O presidente dos EUA chegou à capital iraquiana numa viagem surpresa a partir da Turquia, no encerramento de sua primeira grande viagem internacional. Essa é a primeira viagem de Obama ao Iraque desde que ele foi eleito presidente em novembro de 2008, com uma campanha em que deu ênfase à retirada de tropas norte-americanas da guerra.
Questionado sobre a razão da visita, Gibbs disse que 'há várias razões importantes', sendo uma delas 'ver e passar algum tempo com os homens e mulheres que estão servindo ao nosso país com muita honra aqui'.