Cristina Kirchner se reúne com rei da Espanha e prefeito de Madri

Agência ANSA

MADRI - A presidente argentina, Cristina Kirchner, se reuniu nesta segunda-feira com o rei da Espanha, Juan Carlos de Borbón, e com o prefeito de Madri, Alberto Ruiz Gallardón, e declarou que a nacionalização da companhia aérea Aerolíneas Argentinas será realizada pelos "trilhos" da lei de expropriações.

Cristina está em Madri para uma visita de dois dias, após meses de tensão nas relações bilaterais, consequente da expropriação da companhia Aerolíneas Argentinas, que era administrada pelo grupo espanhol Marsans.

Em uma entrevista ao canal Televisión Española, a governante argentina assegurou que a nacionalização da companhia aérea é realizada dentro dos "trilhos que marcam a lei de expropriações" de seu país.

- A privatização da companhia nunca funcionou adequadamente e culminou na não prestação do serviço, o que colocou o país em graves problemas de conexão - explicou a presidente.

Cristina acrescentou que o objetivo da nacionalização é garantir um serviço público de caráter estratégico, "vinculado à conexão do território e ao desenvolvimento turístico".

A presidente participou nesta segunda-feira de uma reunião privada com o rei espanhol no Palácio de El Pardo, local que hospeda governantes estrangeiros que visitam o país. Em seguida, reuniu-se com o prefeito de Madri, que lhe entregou a chave de ouro da capital espanhola.

A mandatária argentina expressou ainda sua "solidariedade aos cidadãos de Madri e a todos os espanhóis", referindo-se ao carro-bomba que explodiu esta manhã na capital, sem causar vítimas e condenou "atitudes como esta", ressaltando que vão contra "uma sociedade democrática", e que tentam comprometer "o espírito e a fortaleza das instituições e a cidadania".

Cristina também deve se reunir com o premier espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, e com empresários locais.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade.
Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Saiba mais