ASSINE
search button

Igreja ortodoxa fará eleição para sucessão de Alexis II

Compartilhar

Agência ANSA

MOSCOU - A eleição para a escolha do sucessor do Patriarca de Moscou, Alexis II, falecido nesta sexta-feira, será feita pelo Concílio Plenário da Igreja Ortodoxa russa, no mosteiro de Sergei Posad, considerado o "Vaticano russo".

O novo Patriarca deverá ser um arcebispo da Igreja Ortodoxa, ter no mínimo 40 anos de idade, possuir alto nível de instrução em seminário e boa reputação junto aos sacerdotes e ao povo.

Entre os principais candidatos à sucessão de Alexis II estão: o arcebispo Kirill Gundajaev, chefe do Departamento para as Relações Eclesiásticas Externas do Patriarcado de Moscou, e o metropolita Clemente, tesoureiro do patriarcado.

O cargo máximo da Igreja Ortodoxa é dado a quem conseguir 50% dos votos no Concílio. Se nenhum membro alcançar o número de votos necessário, ocorre uma nova votação entre os dois candidatos mais votados. O Santo Sínodo, que é a máxima instância da Igreja Ortodoxa, foi convocado para nomear um responsável interino até a eleição do novo Patriarca russo, que deve ocorrer dentro de um prazo de seis meses.

Na eleição de Alexis II, em 1990, o Concílio foi composto por 317 membros, entre arcebispos, clérigos, laicos e representantes de mosteiros e seminários. Nesta delegação, estavam presentes 40 representantes das dioceses no exterior. O Patriarca Alexis II morreu nesta sexta-feira em Moscou, aos 79 anos.