REUTERS
CABUL - Militantes do Taliban mataram 15 pessoas e feriram outras 14 na terça-feira, em um atentado suicida no leste do Afeganistão, próximo à fronteira com o Paquistão, seguido de tiros e granadas contra alvos policiais, disse um porta-voz das forças da Otan.
O Taliban havia prometido executar ataques suicidas neste ano, para minar a confiança dos afegãos na capacidade de seu governo de oferecer segurança e desgastar o apoio no Ocidente à contínua presença de tropas internacionais no país.
"Relatos iniciais indicam que um militante suicida matou e feriu civis no centro do distrito, enquanto alguns membros da ANP (Polícia Nacional Afegã, na sigla em inglês) foram mortos e feridos perto de seu posto com pequenas armas e granadas lançadas por foguetes", disse o porta-voz das forças da Otan.
As forças da Otan estavam perto do centro do distrito de Khogiani, uma pequena cidade ao sul de Jalalabad, no momento da explosão, mas escaparam ilesos e estavam ajudando a cuidar dos feridos e a encaminhá-los ao hospital, segundo o porta-voz.
Um morador disse ao telefone que os mortos incluíam 11 membros das forças de segurança do Afeganistão e duas crianças.
O Taliban promoveu mais de 140 atentados suicidas através do país contra alvos estrangeiros e do governo em 2007, mas a maioria das cerca de 200 vítimas era de civis.
Os conflitos se acentuaram no sul e no leste do país nas últimas semanas, com a chegada da primavera e a neve derretendo nas montanhas.