Promotoria da França pede que ex-presidente Sarkozy seja condenado a 4 anos de prisão

A promotoria da França pediu nessa terça-feira (8) para que o ex-presidente Nicolas Sarkozy seja condenado a quatro anos de prisão

Fotos: Reuters / Benoit Tessier
Credit...Fotos: Reuters / Benoit Tessier

Sarkozy é acusado de ter tentado subornar um juiz em troca de informações privilegiadas. O ex-presidente tentava obter informações sigilosas e influenciar nos processos abertos na jurisdição.

Na França, as acusações de corrupção e tráfico de influência são passíveis de punição com penas de até 10 anos e multa de um milhão de euros (R$ 6,2 milhões).

Sarkozy disse ao tribunal na segunda-feira (7) que "nunca cometeu o menor ato de corrupção" e prometeu ir "até o fim" para provar sua inocência.

Nicolas Sarkozy tem 65 anos e governou a França entre os anos de 2007 a 2012. As informações foram publicadas pelo portal Euronews.

Sarkozy é o primeiro ex-presidente da França desde a instauração da V República (1958) a se sentar fisicamente no banco dos réus.

Antes de Sarkozy, somente Jacques Chirac foi julgado e condenado por desvio de dinheiro público quando era prefeito de Paris, no entanto, por problemas de saúde, ele nunca compareceu ao tribunal.(com agência Sputnik Brasil)