ASSINE
search button

Premiê da Itália pede união ao G20 para enfrentar pandemia

Cúpula virtual reúne 20 maiores economias do mundo

Ansa -
Cúpula virtual reúne 20 maiores economias do mundo
Compartilhar

Em mensagem enviada para a cúpula do G20, que reúne as 20 maiores economias do mundo, o primeiro-ministro da Itália, Giuseppe Conte, fez um apelo neste sábado (21) para todos os países se unirem e criarem uma normalidade melhor para garantir uma recuperação rápida da crise causada pela pandemia de Covid-19.

"O G20 refletirá nosso compromisso com uma recuperação rápida da crise provocada pela pandemia e com encontrar soluções para os maiores desafios que a humanidade enfrenta hoje, desde as mudanças climáticas até as contínuas desigualdades", afirmou.

Conte ressaltou que todos os países devem ficar juntos e usar as oportunidades que estão enfrentando, principalmente a emergência sanitária causada pelo novo coronavírus, para criar "uma nova e melhor normalidade".

A mensagem foi enviada pelo premiê italiano para os chefes de Estado que participam da cúpula virtual, sediada pela Arábia Saudita, para promover a agenda do G20 para 2020.

"A próxima presidência italiana de 2021 está determinada a continuar a importante ação do G20 com base em resultados da cúpula de Riad", acrescentou Conte.

Durante dois dias, o rei Salman reúne os líderes para discutir as "consequências da pandemia" e "medidas para relançar a economia mundial".

O evento ocorre no momento em que os Estados Unidos enfrentam uma transição política caótica, após a vitória do democrata Joe Biden e o não reconhecimento da derrota de Donald Trump.

O Brasil, por sua vez, deve ser representado pelo presidente Jair Bolsonaro remotamente. As conferências e pronunciamentos serão transmitidas pelo site do evento [https://www.g20riyadhsummit.org/], que foi organizado sob a presidência pro tempore da Arábia Saudita.(com agência Ansa)