Biden planeja revogar várias ordens executivas para reverter políticas de Trump, escreve mídia

O presidente eleito Joe Biden está planejando assinar rapidamente uma série de ordens executivas depois de ser empossado no cargo em 20 de janeiro

AP Photo / Carolyn Kaster
Credit...AP Photo / Carolyn Kaster

Segundo o The Washington Post, a presidência Biden será orientada por prioridades radicalmente diferentes da anterior.

De acordo com pessoas próximas de sua campanha e de compromissos assumidos nos últimos meses, Joe Biden planeja voltar a aderir ao Acordo de Paris sobre mudanças climáticas e quer reverter a retirada dos EUA da Organização Mundial da Saúde.

Além disso, o presidente eleito quer levantar a proibição de entrada nos EUA de pessoas de alguns países de maioria muçulmana e restabelecer o DACA - programa suspenso de apoio aos "sonhadores" ("dreamers" - jovens que chegaram ilegalmente ao país em crianças) de acordo com pessoas familiarizadas com seus planos.
Nesta quarta-feira (4), os EUA se retiraram oficialmente do Acordo de Paris sobre o clima. Este acordo tem o objetivo de reduzir a emissão de gases causadores do efeito estufa, a fim de limitar o aquecimento global a níveis inferiores a dois graus centígrados.

A retirada dos EUA havia sido uma promessa de campanha do presidente Donald Trump durante as eleições de 2016.

Donald Trump decidiu em 2017 encerrar o programa DACA, (acrônimo para Ação Diferida para Chegadas Infantis) adotado pela administração de Barack Obama, que protege os jovens ilegais da expulsão e permite que estes obtenham um apoio de previdência social para estudar, trabalhar ou conduzir nos EUA.

Cerca de 700.000 pessoas já beneficiam do programa DACA, em sua maioria provenientes da América Latina.(com agência Sputnik Brasil)