ASSINE
search button

Em Assis, Papa publicará nova encíclica inspirada na pandemia

Epa -
Papa Francisco visitará Assis em 3 de outubro de maneira privada
Compartilhar

Macaque in the trees
Papa Francisco visitará Assis em 3 de outubro de maneira privada (Foto: Epa)

O papa Francisco publicará no próximo dia 3 de outubro, na cidade italiana de Assis, uma nova encíclica chamada de "Fratelli tutti" ("Todos irmãos", em tradução livre), inspirada na vivência e na observação do líder católico durante a pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2).

Segundo o diretor de imprensa da Basílica de São Francisco, padre Enzo Fortunato, o lançamento ocorrerá após a missa realizada no santuário.

"Às 15h [10h no horário de Brasília], o Papa celebrará a santa missa no túmulo de São Francisco e ao fim assinará a encíclica. A visita será realizada de maneira privada, sem a participação dos fiéis", acrescentou Fortunato.

A restrição do público é, justamente, para evitar o risco de disseminação da Covid-19.

"Também esse gesto do papa Francisco nos dá coragem e força para recomeçar. Mais uma vez, mesmo que de maneira privada, ele estará em Assis no túmulo de São Francisco para dar uma mensagem ao mundo que vê no santo de Assis inspiração e conforto. É a mensagem da fraternidade", ressaltou o bispo da diocese local, Domenico Sorrentino.

Durante toda a pandemia, o Pontífice destacou em suas missas e discursos que a pandemia revelou não apenas a generosidade de alguns, como as graves desigualdades sociais aumentadas por ela.

Francisco cobrou por diversas vezes que o mundo precisa ser mais justo e igual já que a Covid-19 mostrou ainda mais a "pandemia de fome" que existe no planeta.(Com agência Ansa)