ASSINE
search button

União Europeia pede que EUA reconsidere decisão de romper com OMS em meio à pandemia

Compartilhar

A União Europeia fez um apelo, neste sábado, para que os Estados Unidos reconsiderem, a decisão de cortar laços com a Organização Mundial de Saúde (OMS) pela maneira como lidou com a pandemia de coronavírus.

“Diante da ameaça global, agora é o momento de uma melhor cooperação e soluções em comum. Ações que enfraquecem os resultados internacionais precisam ser evitadas”, disseram a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o principal diplomata da UE, Josep Borrell, em um comunicado.

“Neste contexto, pedimos que os EUA reconsiderem a decisão que anunciaram”, disseram, um dia depois do presidente norte-americano, Donald Trump, anunciar a medida, acusando a agência da ONU de se tornar uma marionete da China.

O ministro das Relações Exteriores da Alemanha, Heiko Maas, também condenou a medida e prometeu discussões intensas com Washington sobre o assunto.

A decisão é o “sinal errado no momento errado”, disse Maas ao grupo de mídia alemão Funke. Com o número de infecções ainda crescendo globalmente, “não podemos destruir a represa no meio de uma tempestade”, disse.

A UE liderou pedidos por uma análise da resposta internacional à pandemia de coronavírus, incluindo a atuação da agência da ONU.

O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, que defendeu a agência das fortes críticas de Trump, prometeu uma revisão da sua atuação quando a pandemia estiver aliviada.

Mês passado, Trump suspendeu o financiamento à organização com 194 membros e, em uma carta em 18 de maio, deu à OMS 30 dias para se comprometer a reformas.

Falando na Casa Branca na sexta-feira, Trump disse que oficiais chineses pressionaram a OMS a “enganar o mundo”.

A decisão de sair do órgão sediado em Genebra chega em meio a tensões crescentes entre Washington e Pequim em relação à pandemia de coronavírus. O vírus surgiu na cidade de Wuhan, na China, no final do ano passado.(Reuters)