Japão deve ampliar emergência do coronavírus, e premiê quer dar dinheiro à população

Reuters/Kim Kyung-Hoon 16/04/2020
Credit...Reuters/Kim Kyung-Hoon 16/04/2020

O Japão se preparava nesta quinta-feira para ampliar o estado de emergência para toda a nação, e não só as grandes cidades, e uma autoridade do governo disse que o primeiro-ministro, Shinzo Abe, mudará o esboço de um orçamento suplementar para disponibilizar pagamentos em dinheiro a toda a população.

Já com mais de 9 mil infecções de coronavírus e quase 200 mortes em todo o território, o governo declarou emergência em Tóquio e outras seis áreas, incluindo o oeste de Osaka, mas outras regiões pediram para ser incluídas devido ao temor do vírus em proliferação.

Embora mais brando do que um isolamento, o estado de emergência imposto por um mês a partir de 7 de abril deu às autoridades mais poder para pedir às pessoas que fiquem em casa e os negócios a fecharem, e agora cobre cerca de 44% da população.

O ministro da Saúde japonês, Katsunobu Kato, disse que as autoridades estão preocupadas com a disseminação rápida das infecções, que aumentaram 2,2 vezes entre 7 de abril e quarta-feira.(Reuters)