ASSINE
search button

Por que a taxa de mortalidade da Covid-19 é mais baixa na Alemanha?

Reuters / Hannibal Hanschke -
Paramédicos alemães em ambulância no início da jornada de trabalho em Worms, Alemanha
Compartilhar

Macaque in the trees
Paramédicos alemães em ambulância no início da jornada de trabalho em Worms, Alemanha (Foto: Reuters / Hannibal Hanschke)

Especialistas explicam por que a taxa de mortalidade em decorrência do coronavírus na Alemanha é inferior à de outros países europeus.

Nas últimas semanas, o número de casos do novo coronavírus na Alemanha cresceu rapidamente, atingindo 34.009 casos, tornando-se o 5º país mais afetado do mundo, atrás somente de China, Itália, EUA e Espanha.

Mas a taxa de mortalidade desses países varia de maneira significativa. De acordo com dados compilados pela Universidade John Hopkins (EUA), a taxa de mortalidade na Itália é de 9,5%, e na França é de 4,3%, enquanto na Alemanha é de somente 0,4%.

O principal motivo para a baixa mortalidade foi, de acordo com especialistas, a resposta das autoridades alemãs no início da propagação do vírus no país. Neste primeiro estágio, a Alemanha focou em identificar, testar e conter epicentros de propagação.

Uma vez que o país optou por testar não só os casos mais óbvios de Covid-19, como aqueles com sintomas graves ou pacientes de alto risco, a Alemanha tem dados mais precisos sobre a real situação epidemiológica do país, reportou o The Washington Post.

"No início tínhamos relativamente poucos casos. No tocante à identificação e ao isolamento, fizemos um bom trabalho na Alemanha", declarou Reinhard Busse, diretor do Departamento de Saúde Pública da Universidade de Tecnologia de Berlim.

Nesta primeira fase, o país identificou epicentros de propagação do vírus de maneira meticulosa. Quando um caso era confirmado, a Alemanha aplicava métodos de rastreamento de contatos para identificar pessoas que entraram em contato com os pacientes e impôs quarentena a todas elas. Essa medida permitiu a quebra de cadeias de transmissão do vírus. 

Além disso, o epidemiologista e parlamentar alemão Karl Lauterbach notou que muitos casos na Alemanha foram identificados em pacientes relativamente jovens, "pessoas que voltavam das férias".

Os mais jovens reagem melhor à Covid-19 e têm maiores chances de superá-la. Na Itália, em contrapartida, a propagação afetou em grande parte a população idosa, mais vulnerável ao novo coronavírus.

Para Lauterbach, a taxa de mortalidade alemã deve aumentar, conforme o coronavírus se propaga para outros segmentos sociais.

O virologista do hospital Charité de Berlim está "absolutamente convencido" de que a alta capacidade de diagnóstico da Alemanha "nos deu uma enorme vantagem [...] no diagnóstico da epidemia".

Mas ele sugere cautela, uma vez que a taxa de mortalidade provavelmente irá aumentar: "Não somos nenhuma exceção." (Sputnik Brasil)