ASSINE
search button

Ativistas climáticos vestidos de flores coalas partem para Davos

Reuters/Arnd Wiegmann - 19/01/2020 -
Ativistas climáticos participam de manifestação contra o Fórum Econômico Mundial, que começa em 21 de janeiro, na cidade de Landquart, na Suíça
Compartilhar

Ativistas climáticos iniciaram uma caminhada de três dias de Landquart, no leste da Suíça, até a estação de esqui de Davos, neste domingo, para chamar a atenção para o aquecimento global no Fórum Econômico Mundial, nesta semana.

Macaque in the trees
Ativistas climáticos participam de manifestação contra o Fórum Econômico Mundial, que começa em 21 de janeiro, na cidade de Landquart, na Suíça (Foto: Reuters/Arnd Wiegmann - 19/01/2020)

Centenas de manifestantes se reuniram no centro de Landquart em uma marcha de 40 km sob frio intenso pelas montanhas, até Davos.

Alguns estavam fantasiados de flores ou coalas - uma referência aos incêndios florestais que atualmente devastam seu habitat na Austrália - e exibiam faixas, incluindo: "Vamos ignorar os Donalds e ouvir as Gretas", referindo-se ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

A ativista climática sueca Greta Thunberg, que se juntou a 10 mil manifestantes em Lausanne na sexta-feira, não poderia participar da caminhada, disseram os organizadores.

As autoridades haviam aprovado o primeiro trecho de Landquart a Klosters, mas rejeitaram o pedido dos ativistas de irem a Davos por estrada por razões de segurança.

Os organizadores disseram que estavam determinados a seguir para Davos, mas seguiriam trilhas menores que não precisavam de permissão para serem utilizadas.(Reuters)