ASSINE
search button

Separatistas do Iêmen recuam em posições em Áden, houthis atacam planta petrolíferia saudita

Compartilhar

Separatistas do sul do Iêmen abandonaram neste sábado alguns prédios governamentais em Áden que eles haviam tomado na última semana, mas permaneceram acampados em instalações militares.

A tomada de Áden pelos separatistas tem pressionado a coalizão militar liderada por sauditas formada para confrontar os houthis, que explodiram uma instalação petrolífera saudita no sábado.

Um porta-voz disse que dez drones lançados em direção a instalações de petróleo em Shaybah, no leste da Arábia Saudita, foi o "maior ataque nas profundezas" do reino.

A companhia de petróleo estatal Saudi Aramco disse que o ataque causou um incêndio contido em uma estação de gás. O ministro de Energia, Khalid al-Falih, condenou o ataque como uma sabotagem "covarde".

O conflito é visto na região como reflexo dos conflitos entre a Arábia Saudita sunita e seu rival regional xiita, o Irã.

Os sunitas, que tem o apoio do Ocidente, intervieram no Iêmen em março de 2015 para tentar retaurar o governo de Abd-Rabbu Mansour Hadi, que tinha o reconhecimento da compunidade internacional, depois que os houthis o tiraram do poder na capital Sanaa, em 2014.

As Nações Unidas têm tentado implementar um acordo de paz na cidade portuária de Hodeidah e abrir caminho para conversações políticas que levem ao fim da guerra, que tem castigado o Iêmen.

Os separatistas são um componente importante da aliança anti-houthi, mas a guerra despertou antigas tensões entre o sul e norte do Iêmen, que eram dois países separados até 1990.