ASSINE
search button

Trump ataca líderes de Porto Rico e diz que governador é "terrível"

REUTERS/Gabriella N. Baez -
Manifestantes em San Juan pedem renúncia do governador de Porto Rico, Ricardo Rosselló
Compartilhar

WASHINGTON (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, criticou duramente nesta segunda-feira o governador do Porto Rico e os líderes do território norte-americano, acusando-os de desperdiçar bilhões de dólares de auxílio para os estragos de furacões enquanto os protestos aumentavam em toda a ilha.

Indagado se o governador, Ricardo Rosselló, deveria renunciar, Trump disse que ele é horrível. O presidente republicano também criticou a prefeita de San Juan, Carmen Yulín Cruz.

Macaque in the trees
Manifestantes em San Juan pedem renúncia do governador de Porto Rico, Ricardo Rosselló (Foto: REUTERS/Gabriella N. Baez)

"Você tem uma liderança grosseiramente incompetente no comando de Porto Rico", disse Trump aos repórteres na Casa Branca. "A liderança é corrupta e incompetente".

Milhares de manifestantes continuaram a pedir a renúncia de Rosselló nesta segunda-feira devido a mensagens de texto --o tumulto mais recente a abalar o território, que já vinha passando dificuldades desde a passagem do furacão Maria em 2017.

Democratas e outros criticaram o governo Trump devido à sua reação às tempestades, que causaram quase 3 mil mortes.

Em junho, parlamentares dos EUA apoiaram uma legislação para fortalecer os esforços de recuperação de desastres em todo o país, inclusive Porto Rico.

Inicialmente Trump se opôs a enviar mais ajuda à ilha caribenha, mas recentemente reconsiderou.