ASSINE
search button

Deputado democrata tenta forçar votação sobre impeachment de Trump na Câmara dos EUA

REUTERS/Yuri Gripas -
Presidente dos EUA, Donald Trump
Compartilhar

WASHINGTON (Reuters) - A presidente da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, está novamente tentando arbitrar um conflito entre seus colegas de Partido Democrata e dessa vez a discussão era sobre tomar ou não passos em direção a um processo de impeachment do presidente republicano Donald Trump.

Como já fez duas vezes no passado, o deputado democrata Al Green, do Texas, busca forçar uma votação no plenário da Câmara mais tarde no dia em artigos sobre impeachment. Não estava claro imediatamente se Green conseguiria sucesso na iniciativa.

Macaque in the trees
Presidente dos EUA, Donald Trump (Foto: REUTERS/Yuri Gripas)

Assessores da liderança disseram que uma votação pode acontecer sobre enviar a moção de Green a um comitê para o seu estudo e apreciação ou "engavetá-la", matando-a pelo momento. Em qualquer um dos casos, os parlamentares teriam de se pronunciar abertamente sobre seus votos na questão do impeachment.

Pelosi há muito tempo tenta evitar que democratas iniciem um processo de impeachment contra Trump, aguardando um resultado de uma investigação do Comitê Judiciário da Câmara sobre se Trump teria conspirado com a Rússia no caso das interferências nas eleições presidenciais de 2016 e cometido obstrução de Justiça na investigação do procurador especial Robert Mueller sobre o assunto.

Perguntada por jornalistas no Capitólio na manhã de quarta-feira se ela apoiava a resolução de Green, Pelosi disse: "Não, eu não apoio... Minha posição te surpreende?".

James Clyburn, o Democrata número 3 da Câmara e um importante aliado de Pelosi, disse que preferia que a resolução fosse engavetada. "Eu não acho que estamos prontos para debater isso no momento", disse.

Clyburn acrescentou que parte do motivo para isso era que Mueller deve depor ao Congresso na semana que vem.