ASSINE
search button

Pompeo visitará países latino-americanos para discutir imigração e segurança

SAUL LOEB / AFP -
Secretario de Estado americano, Mike Pompeo
Compartilhar

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, irá visitar quatro países latino-americanos nesta semana, destinando sua atenção à crise na Venezuela, o surto na onda de imigração para as fronteiras dos Estados Unidos, e à promoção de maior cooperação na área de Segurança, informaram autoridades norte-americanas nesta terça-feira.

Pompeo viajará para Argentina, Equador, México e El Salvador entre quinta-feira e domingo, segundo o Departamento de Estado norte-americano.

Macaque in the trees
Secretario de Estado americano, Mike Pompeo (Foto: SAUL LOEB / AFP)

Na Argentina, ele irá comparecer à segunda Conferência Ministerial de Contra-terrorismo do Hemisfério Ocidental, onde também realizará encontros bilaterais com seus equivalentes regionais, incluindo ministros do Chile e de Bahamas, informou uma autoridade do Departamento de Estado.

"Enxergamos a conferência como um passo importante para incentivar nossas iniciativas coletivas para abordar ameaças e proteger nosso hemisfério da praga do terrorismo", disse a autoridade.

No Equador, Pompeo fará a primeira visita de um secretário de Estado em nove anos e irá discutir o aumento dos laços comerciais e econômicos, o combate ao tráfico de drogas e à explosão de imigração consequência da crise econômica na Venezuela.

No México, as discussões de Pompeo com seu equivalente mexicano, Marcelo Ebrard, irão "cobrir uma ampla agenda" incluindo a imigração da América Central para os Estados Unidos, informou o oficial.

A imigração também será o assunto das conversas na parada de Pompeo em El Salvador, onde ele também discutirá o combate ao narcotráfico, disse um outro oficial do Departamento de Estado.