ASSINE
search button

Posto avançado turco na Síria é bombardeado por forças do governo sírio, dizem turcos

Compartilhar

ISTAMBUL (Reuters) - Um posto de observação turca na região de Idlib, na Síria, foi atacado com morteiros e bombardeios vindos de uma área controlada por forças do governo sírio, causando danos, mas sem deixar vítimas, informou o Ministério da Defesa da Turquia neste domingo.

O ministério disse que suas forças retaliaram imediatamente com armas pesadas e fez representações junto a Moscou sobre o incidente, o segundo ataque desta natureza dentro de uma semana.

"É impossível para nós tolerar o assédio do regime contra nossos soldados. Vamos colocá-los em seu lugar", disse o ministro turco das Relações Exteriores, Mevlut Cavusoglu, em um discurso televisionado na província turca de Hatay, na fronteira com a Síria.

O ministério não especificou quando ocorreu o bombardeio, mas disse que o ataque foi iniciado a partir do que chamou de área de Bazan Alto e foi avaliado como uma agressão deliberada.

A Rússia, que apoia o presidente sírio Bashar al-Assad em meio à guerra civil de seu país, e a Turquia, que há muito tempo apoia os rebeldes, co-patrocinaram um acordo de desaceleração dos conflitos bélicos para a área que está em vigor desde o ano passado.

Mas o acordo falhou nos últimos meses, forçando centenas de milhares de civis a fugir. O Idlib é o último bastião remanescente dos rebeldes contra o governo após oito anos de guerra civil.

Cavusoglu disse que a última "agressão" é contrária ao acordo de Idlib, assinado pela Turquia com a Rússia.

(Por Daren Butler)