ASSINE
search button

Catar pede alívio em tensões entre EUA e Irã

Compartilhar

LONDRES (Reuters) - O Catar e outros países têm conduzido conversas junto ao Irã e os Estados Unidos por uma redução na escalada de tensões entre os dois países, disse neste domingo o ministro de Relações Exteriores do Catar, Sheikh Mohammed bin Abdulrahman al-Thani, que pediu que ambos os lados se encontrem para buscar saídas.

"Nós acreditamos que em algum ponto deverá haver um engajamento-- isso não pode ficar para sempre assim", disse ele a jornalistas em Londres neste domingo. "Se eles não querem se envolver em uma escalada adicional, eles deveriam vir com ideias para abrir portas."

Sheikh Mohammed afirmou que diversos países, incluindo Catar, Omã, Iraque e Japão têm pedido um alívio nas tensões para ambos os lados.

"Todos esses países estão preocupados com até onde essa escalada pode levar", afirmou. "Houve tentativas do Catar e de outros países na região de desescalar a situação. Nós estivemos falando com os EUA e nós estivemos falando com os iranianos também."

"O que estamos tentando fazer é realmente ligar os pontos e criar uma conversa entre as duas partes, uma vez que a escalada não vai beneficiar ninguém na região", disse ele.

As tensões entre Irã e EUA têm crescido nas últimas semanas, após o governo norte-americano ter reimposto sanções econômicas sobre o Irã e saído de um acordo nuclear entre grandes potências e os iranianos. Os EUA também enviaram tropas ao Oriente Médio em uma demonstração de força para conter o que autoridades norte-americanas chamaram de ameaças do Irã contra suas tropas e interesses.

(Por Guy Faulconbridge)

Tags:

eua | irã