ASSINE
search button

Trump diz que não houve progresso suficiente em negociações entre EUA e México

Reuters -
Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, discursa durante a comemoração do 75º aniversário do Dia-D (REUTERS/Toby Melville)
Compartilhar

Autoridades do México e dos Estados Unidos devem retomar as negociações em Washington nesta quinta-feira para evitar a imposição de tarifas sobre os produtos mexicanos, com o presidente norte-americano, Donald Trump, afirmando que não houve progresso suficiente em maneiras de conter a imigração no encontro de quarta-feira.

Trump disse inesperadamente ao México na semana passada para adotar uma postura mais firme sobre a imigração ilegal ou teria que enfrentar tarifas de 5% sobre todas as duas exportações aos EUA a partir de segunda-feira. Elas subirão a até 25% mais tarde.

Macaque in the trees
Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, discursa durante a comemoração do 75º aniversário do Dia-D (REUTERS/Toby Melville) (Foto: Reuters)

O vice-presidente dos EUA, Mike Pence, comandou a reunião na quarta-feira com o secretário de Estado, Mike Pompeo, e o ministro das Relações Exteriores mexicano, Marcelo Ebrard, para defender que o México precisa fazer mais para conter o aumento de imigrantes centro-americanos que cruzam a fronteira.

Com Trump na Europa, nunca houve a expectativa de uma resolução rápida.

"As discussões sobre imigração na Casa Branca com representantes do México terminaram por hoje. O progresso está sendo feito, mas longe de ser suficiente!", disse Trump no Twitter.

Pence esperava ouvir "medidas tangíveis" que o governo mexicano estaria preparado para tomar "imediatamente", disse uma autoridade da Casa Branca antes do encontro. Autoridades da Casa Branca não estavam disponíveis imediatamente após a reunião para comentar o assunto.

Ebrard disse em entrevista à imprensa que as discussões de quarta-feira se focaram na imigração, e não nas tarifas. Os EUA querem medidas que tenham impacto de curto prazo, mas o México busca soluções de longo prazo, disse ele.

"Uma série de possibilidades foi discutida que precisam ser avaliadas em mais detalhes para tentar algum ponto comum" na quinta-feira, disse Ebrard.