ASSINE
search button

EUA apreende navio cargueiro da Coreia do Norte

Segundo Washington, embarcação violou sanções internacionais

Compartilhar

Os Estados Unidos apreenderam um navio cargueiro da Coreia do Norte usado para o comércio de carvão, sob a acusação de violar as sanções internacionais contra o regime de Kim Jong-un.


A apreensão foi divulgada pelo Departamento de Justiça nesta quinta-feira (9), mas a embarcação, chamada "Wise Honest", havia sido interceptada pela Indonésia em 2 de abril, com 24 tripulantes a bordo.
Washington afirma que pagamentos para a manutenção e equipamentos para o navio foram feitos em dólares americanos, por meio de bancos nos EUA, o que é proibido pelas sanções atualmente em vigor.
Segundo o Departamento de Justiça, a embarcação é um dos maiores graneleiros da Coreia do Norte e foi usada durante muitos anos para transportar carvão russo para o país asiático. As autoridades americanas dizem ainda que Pyongyang usou nomes de outras nações na documentação do navio para dissimular seu propósito.


O anúncio da apreensão chega poucas horas depois de a Coreia do Norte ter disparado dois supostos mísseis de curto alcance, no segundo teste militar do país em menos de uma semana.
As negociações para a desnuclearização da península estão paralisadas, já que Pyongyang exige a derrubada das sanções para interromper seu programa atômico. Donald Trump, por sua vez, cobra que Kim Jong-un abra mão de todo o seu arsenal nuclear.