EUA apreende navio cargueiro da Coreia do Norte

Segundo Washington, embarcação violou sanções internacionais

Os Estados Unidos apreenderam um navio cargueiro da Coreia do Norte usado para o comércio de carvão, sob a acusação de violar as sanções internacionais contra o regime de Kim Jong-un.


A apreensão foi divulgada pelo Departamento de Justiça nesta quinta-feira (9), mas a embarcação, chamada "Wise Honest", havia sido interceptada pela Indonésia em 2 de abril, com 24 tripulantes a bordo.
Washington afirma que pagamentos para a manutenção e equipamentos para o navio foram feitos em dólares americanos, por meio de bancos nos EUA, o que é proibido pelas sanções atualmente em vigor.
Segundo o Departamento de Justiça, a embarcação é um dos maiores graneleiros da Coreia do Norte e foi usada durante muitos anos para transportar carvão russo para o país asiático. As autoridades americanas dizem ainda que Pyongyang usou nomes de outras nações na documentação do navio para dissimular seu propósito.


O anúncio da apreensão chega poucas horas depois de a Coreia do Norte ter disparado dois supostos mísseis de curto alcance, no segundo teste militar do país em menos de uma semana.
As negociações para a desnuclearização da península estão paralisadas, já que Pyongyang exige a derrubada das sanções para interromper seu programa atômico. Donald Trump, por sua vez, cobra que Kim Jong-un abra mão de todo o seu arsenal nuclear.