ASSINE
search button

Julgamento de Cristina Kirchner começa nesta terça (21)

Ex-presidente da Argentina desistiu de concorrer como cabeça de chapa e disputa o cargo de vice nas eleições deste ano

Juan Mabromata / AFP -
Cristina Kirchner
Compartilhar

Começa nesta terça-feira (21) o julgamento da ex-presidente da Argentina, Cristina Kirchner. Ela é acusada de liderar um esquema de desvio de dinheiro ao direcionar contratos de obras públicas ao Grupo Austral, propriedade de Lázaro Báez, próximo da família Kirchner.

Macaque in the trees
Cristina Kirchner (Foto: Juan Mabromata / AFP)

Durante os governos de Cristina e Néstor Kirchner, entre 2004 e 2015, a empresa recebeu a concessão de 52 obras públicas, totalizando um valor de mais de 1 bilhão de dólares.

Segundo a acusação, as obras foram superfaturadas, gerando lucro aos empresários e políticos envolvidos, incluindo Cristina. O empresário Lázaro Báez e o o ex-ministro do Planejamento Julio de Vido também são réus no processo.

Além do processo que leva Cristina Kirchner a julgamento hoje, a ex-presidente é alvo de outros 11 processos na Justiça argentina. Ela é senadora, e tem foro privilegiado.

 

Eleições

Cristina desistiu de concorrer como cabeça de chapa e passa a disputar o cargo de vice-presidente. O país vizinho está a menos de seis meses da eleição presidencial.