ASSINE
search button

Conflitos em coalizão italiana se intensificam em meio a recriminações

Compartilhar

Parceiros da coalizão italiana entraram em forte conflito nesta sexta-feira devido às alegações mútuas de corrupção, com as relações entre a Liga e o movimento 5 Estrelas no pior momento desde que formaram um governo em maio.

O 5 Estrelas, conhecido por ser contra o establishment, acusou seu aliado de extrema direita de ter ameaçado derrubar o governo. A Liga negou a acusação fortemente, mas fontes do partido reconhecem que a disputa está prejudicando a parceria.

A coalizão entrou em tumulto na quinta-feira, quando Armando Siri, um assessor econômico do líder da Liga, Matteo Salvini, começou a ser investigado por alegações de que teria recebido suborno para promover os interesses de companhias de energias renováveis.

Siri, que é subsecretário do Ministério dos Transportes, negou as acusações, mas quando as notícias da investigação vazaram, o ministro dos Transportes, Danilo Toninelli, que é membro do 5 Estrelas, o destituiu de suas responsabilidades no governo.

O movimento unilateral enraiveceu a Liga e levou a recriminações furiosas entre os dois partidos, destacando como as relações estão se deteriorando na corrida para as eleições parlamentares da União Europeia no mês que vem.

"Mesmo hoje a Liga está ameaçando derrubar o governo... Estou chocado", escreveu o líder do 5 Estrelas, Luigi Di Maio, no Facebook.

Em comentários que inflamaram ainda mais as tensões, Di Maio disse que, no passado, seu partido tinha visto Siri tentando introduzir medidas que eram "um pouco controversas".

"Nós lembramos delas. Quando chegaram à nossa mesa, pareciam estranhas e nós as barramos... Se não fosse por nós, quem sabe o que teria acontecido", escreveu Di Maio, sem dar detalhes.