Joe Biden diz que terá mais atenção após críticas por contato físico

O ex-vice-presidente dos Estados Unidos Joe Biden, provável pré-candidato democrata à Casa Branca, disse nesta quarta-feira que terá mais atenção no contato físico, após ser criticado por várias mulheres.

"As normas sociais estão mudando, entendo isto e escutei o que estas mulheres estão dizendo", declarou Biden, 76 anos, em sua conta no Twitter.

Macaque in the trees
Vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden (Foto: SAUL LOEB / AFP)

"Para mim, a política sempre foi ter conexões, mas terei mais consciência em respeitar o espaço pessoal no futuro".

"Esta é a minha responsabilidade e vou fazer isto", prometeu Biden, que no momento analisa se apresentará sua candidatura à indicação do Partido Democrata à Casa Branca nas eleições de 2020.

Na semana passada, duas mulheres afirmaram publicamente que Biden as tocou de maneira imprópria há alguns anos. "Não teve intuito sexual, mas segurou a minha cabeça", revelou Amy Lappos ao jornal Hartford Courant de Connecticut sobre um incidente em um evento político para arrecadar fundos em 2009.

A ex-legisladora pelo estado de Nevada Lucy Flores também ficou incomodada quando Biden lhe deu um "beijo grande e lento" na cabeça enquanto ela esperava para subir em um palanque durante um comício realizado há cinco anos.

Biden surge como o favorito para ser o representante dos democratas contra Donald Trump nas eleições do próximo ano.