Distribuidor francês Auchan vendeu na Polônia bolsa com suástica nazista

O grupo francês de distribuição Auchan reconheceu nesta terça-feira à AFP ter vendido bolsas de estilo militar com uma suástica nazista estampada, vendas feitas "por pura negligência", de acordo com sua porta-voz Dorota Patejko.

"Tivemos, efetivamente, em 2018 entre os nossos produtos essas bolsas vindas de um fabricante polonês, mas nosso grupo não estava ciente. Tratou-se de uma omissão de nossa parte, uma situação que nós lamentamos", afirmou à AFP.

A porta-voz acrescentou que o grupo vai fazer um inventário de seus produtos em todo o país para retirar as bolsas em questão. "No momento, uma única bolsa foi encontrada e retirada das gôndolas".

Auchan foi informado do caso por uma jornalista da Gazeta Krakowska que reportou na segunda-feira o caso de uma moradora de Cracóvia que comprou uma das bolsas em um hipermercado Auchan na cidade.

"Foi só algum tempo depois de comprar a bolsa que vi no verso uma águia do exército alemão e uma suástica nazista (...) é inimaginável que um grande supermercado venda isso na Polônia", declarou a mulher ao jornal.

A reprodução de suásticas nazistas é proibida pela lei polonesa.

Não foi possível entrar em contato com o fabricante das bolsas. Auchan não quis revelar seu nome.

mc/ved/pa/mb/mr