ASSINE
search button

Presidente do Equador denuncia que teve celular invadido

Compartilhar

O presidente do Equador, Lenín Moreno, denunciou nesta sexta-feira que um hacker invadiu seu telefone celular e de sua família após a divulgação de fotos íntimas em redes sociais.

"Pessoas inescrupulosas de comportamento canalha acessaram os arquivos dos telefones e tablets meus e das minhas filhas, e começaram a circular fotos de nossa intimidade, de nossa felicidade", disse Moreno durante uma vistoria em áreas inundadas na província de Guayas (sudoeste) por conta das fortes chuvas.

Através de perfis no Twitter e Facebook e de um site foram divulgadas fotos e vídeos da vida em família de Moreno, assim como mensagens de voz do político.

Um site inclusive denuncia supostos vínculos do dirigente equatoriano com uma empresa criada em um paraíso fiscal, acusações que Moreno nega.

Sem dar nomes, o presidente garantiu conhecer a origem da invasão: "Sabemos quem paga por isto. Sabemos perfeitamente. Tem relações com aqueles que levaram bilhões de dólares na década passada", período governado pelo seu antecessor e ex-aliado Rafael Correa (2007-2017).

Moreno, que foi vice-presidente de Correa entre 2007 e 2013, trava uma luta com o ex-governante, que vive na Bélgica e que se converteu em seu principal opositor após romper com o atual governo.

Em 2017, Moreno acusou Correa de espioná-lo com uma câmara escondida no gabinete presidencial que supostamente era acessada pelo ex-aliado através de seu telefone celular.

pld/sp/llu/lca