Papa visitará Moçambique, Madagascar e Ilhas Maurício em setembro

O papa Francisco fará uma viagem de seis dias a Moçambique, Madagascar e Ilhas Maurício no início de setembro, anunciou o Vaticano.

"Sua Santidade o papa Francisco fará uma viagem apostólica a Moçambique, Madagascar e Ilhas Maurício de 4 a 10 de setembro", afirma um comunicado da Santa Sé.

Durante a viagem, Francisco visitará as cidades de Maputo em Moçambique, Antananarivo em Madagascar e Port Louis nas Ilhas Maurício, informa o comunicado.

O pontífice já tinha viagem programada a Moçambique e Madagascar, mas a incorporação de Maurício, no Oceano Índico, foi uma surpresa.

A escala em Moçambique se tornou ainda mais importante porque o papa visitará um país devastado por um ciclone e inundações que deixaram 500 mortos e milhares de desabrigados nas últimas duas semanas.

Moçambique, que foi colônia portuguesa, tem quase quatro milhões de católicos e 22% da população se declara muçulmana.

A visita a Madagascar, a quarta maior ilha do mundo, será dedicada especialmente aos jovens e crianças, vítimas da pobreza e da violência.

Metade dos menores de cinco anos da ilha sofre de desnutrição crônica, um fenômeno atribuído pelos especialistas à dependência excessiva do arroz.

O papa João Paulo II visitou Madagascar de 28 de abril a 1 de maio de 1989.

 

bur-kv/ra/fp