ASSINE
search button

Forças Democráticas Sírias anunciam o fim do "califado" do EI

Aliança curdo-árabe vinha tentando conquistar bases jihadistas em Baghuz

AFP -
SDF colocando bandeira em antiga base do EI
Compartilhar

O autoproclamado "califado" do grupo Estados Islâmico foi totalmente eliminado após a conquista do último reduto no leste da Síria pelas Forças Democráticas Sírias (FDS), uma aliança curdo-árabe apoiada pelos Estados Unidos.

"As Forças Democráticas Sírias (FDS) declaram a eliminação total do suposto califado e uma derrota territorial de 100% do Estado Islâmico", afirmou um porta-voz das FDS, Mustefa Bali, em um comunicado.

Macaque in the trees
SDF colocando bandeira em antiga base do EI (Foto: AFP)

Após vários meses de combates, as FDS conseguiram conquistar as últimas posições jihadistas em Baghuz, uma localidade do leste da Síria, próxima da fronteira com o Iraque.

Os confrontos foram muito violentos contra os últimos e irredutíveis combatentes do EI, mas a bandeira vitoriosa das FDS foi hasteada em Baghuz, afirmou o porta-voz.

Em seu momento de maior influência, em 2014, o Estado Islâmico chegou a controlar no Iraque e na Síria uma território equivalente ao do Reino Unido.

A organização é liderada pelo iraquiano Abu Bakr Al Bagdadi, que proclamou o califado em julho de 2014 na mesquita Al Nuri de Mossul, a grande cidade do norte do Iraque, recuperada pelo exército iraquiano em julho de 2017.

bur-jmm/iw/gir/zm/fp