ASSINE
search button

"Mentira, Fake news", Bolsonaro nega no Chile ser xenófobo e racista

CLAUDIO REYES / AFP -
Jair Bolsonaro
Compartilhar

"Mentira, fake news", alegou nesta sexta-feira o presidente Jair Bolsonaro sobre as acusações de ser xenófobo, machista e racista e que motivaram as críticas da esquerda e de organizações sociais no Chile durante sua visita ao país.

A viagem de Bolsonaro ao Chile mobilizou grupos sociais, que realizaram uma manifestação nesta sexta-feira a poucas quadras da sede do governo local. Os líderes do Congresso chileno e o partido de esquerda Frente Ampla pediram ao presidente Sebastián Piñera declarar o dirigente brasileiro 'persona non grata' por seu "discurso de ódio".

Macaque in the trees
Jair Bolsonaro (Foto: CLAUDIO REYES / AFP)

"Se eu fosse xenófobo, machista, misógino, racista, como teria ganhado no Brasil? Mentira, fake news (...) essas pessoas estão acreditando em fake news, temos que abrir a cabeça", disse o presidente a jornalistas.

Bolsonaro participou da reunião de cúpula de presidentes que lançou nesta sexta-feria em Santiago a Prosul, um novo bloco regional formado pelos governos conservadores da região.

Os presidentes do Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Paraguai assinaram a declaração final de Santiago acompanhada por um representante da Guiana, sem a adesão de Uruguai e Bolívia.

gfe/yow/lca