ASSINE
search button

Cerca de cinco mil pessoas deixam último reduto do EI na Síria

Compartilhar

Cerca de 5.000 pessoas, incluindo uns 500 combatentes do grupo extremista Estado Islâmico (EI), deixaram desde a segunda-feira o último reduto do EI no leste da Síria, onde o grupo jihadista continua perdendo terreno, informou uma ONG nesta terça-feira (22).

"Umas 4.900 pessoas, a maioria mulheres e crianças, inclusive 470 jihadistas, saíram desde a segunda-feira da última zona do EI na província de Deir Ezzor, e 3.500 deles deixaram o setor na terça", informou à AFP o diretor do Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH), Rami Abdel Rahman.

A maioria dos civis é de membros de famílias de extremistas, segundo o OSDH. Foram evacuados a bordo de várias dezenas de caminhões fretados pelas Forças Democráticas Sírias (FDS), uma aliança árabe-curda que combate o EI, enquanto "outros saíram da zona com seus veículos pessoais", segundo Abdel Rahman.

Os veículos e caminhões se dirigiram a regiões controladas pelas FDS na província de Deir Ezzor, onde o EI controla uma zona limitada agora a 10 quilômetros quadrados, segundo o OSDH.

As FDS, dominadas por combatentes curdos e apoiadas pela coalizão internacional antijihadista comandada pelos Estados Unidos, dirigem desde setembro uma grande ofensiva para expulsar os jihadistas de seu último enclave no leste da Síria. Evacuam os civis e os combatentes que se rendem ante um ataque final.

Nas últimas semanas, as FDS conseguiram nas últimas semanas retomar várias localidades e povoados controlados pelo EI, como Hayin, Susa e Al Shaafa.

Com esta evacuação, são quase 27.000 as pessoas que deixaram o reduto do EI desde o começo de dezembro, inclusive 1.800 jihadistas que entregaram as armas, segundo o OSDH.

bek/cr/bc/mvv