ASSINE
search button

Suprema Corte autoriza Trump a impedir contratação de soldados trans

Alex Wong | AFP -
Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Compartilhar

A Suprema Corte dos Estados Unidos autorizou, nesta terça-feira, o governo do presidente Donald Trump a impedir a contratação de militares transgênero, à espera de que a Justiça se pronuncie em apelação sobre esta questão delicada.

Trump tinha pedido à mais alta instância judicial do país para intervir com urgência antes que os tribunais de primeira instância proibissem seu bloqueio a novas contratações.

Macaque in the trees
Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. (Foto: Alex Wong | AFP)

O governo tinha argumentado, em nome do presidente, que manter a política de abertura implementada por seu antecessor democrata Barack Obama era "um grande risco para a eficácia e a potência letal dos militares".

Nesta terça, a Suprema Corte decidiu, por nove votos a cinco, suspender as decisões dos tribunais enquanto espera o pronunciamento das cortes de apelação. Os quatro juízes progressistas se opuseram a essa decisão.

O presidente Obama tinha previsto que o exército americano começasse a contratar militares transgênero a partir de 2017.

O governo de Trump primeiramente adiou a medida até janeiro de 2018, e, mais tarde, decidiu revisar completamente esta política. O mandatário republicano argumentou sua decisão, em uma sequência de tuítes em julho de 2017, com "a carga dos custos médicos enormes" e as "perturbações".

chp/seb/lb/ll/ll