ASSINE
search button

Confira 5 cenários possíveis após derrota do Brexit

Possibilidades vão de novo plebiscito a saída sem acordo

NIKLAS HALLEN / AFP -
Manifestações em Londres contra o Brexit
Compartilhar

A derrota da primeira-ministra Theresa May na votação sobre o acordo do Brexit aumentou a incerteza em relação ao futuro do Reino Unido. Confira abaixo os cinco cenários possíveis no país daqui em diante:

1 - Dissolução do Parlamento e eleições antecipadas: esse é o objetivo do líder trabalhista Jeremy Corbyn, que já apresentou uma moção de desconfiança contra o governo May. O texto será votado nesta quarta-feira (16) e, se aprovado, levará a novas eleições no Reino Unido, mas não antes de um mês. O governo que sairia das urnas ficaria responsável por renegociar o Brexit ou, em caso de vitória trabalhista, convocar um segundo plebiscito sobre o tema.

Macaque in the trees
Manifestações em Londres contra o Brexit (Foto: NIKLAS HALLEN / AFP)

2 - "No Deal": Se o impasse se mantiver, uma lei já aprovada pelo Parlamento prevê que o Brexit aconteça em 29 de março de 2019, sem um período de transição. Isso poderia causar um terremoto econômico no Reino Unido e problemas nas fronteiras.

Há previsões que falam em escassez de alimentos, remédios e itens básicos no país em questão de poucas semanas.

3 - Segundo voto sobre o acordo: O governo é obrigado por uma emenda aprovada poucos dias atrás a apresentar até o fim desta semana uma alternativa a um Brexit sem acordo. Dessa forma, o texto com as alterações seria submetido novamente a uma votação na Câmara dos Comuns.

4 - Renegociação completa com a UE: Um quarto cenário prevê a ampliação do prazo de negociação com a União Europeia ao menos em alguns meses. O objetivo seria revisar o acordo do começo ao fim, hipótese que dependeria da disponibilidade de Bruxelas. Até o momento, a Comissão Europeia não deu nenhum sinal de que aceitaria reabrir as tratativas. Para convencer o bloco, os trabalhistas propõem um Brexit mais "suave", mantendo o Reino Unido na união aduaneira e renunciando a acordos comerciais autônomos com outros países. Outra alternativa fala em deixar Londres também no mercado único, com a obrigação de não colocar em discussão a livre circulação de pessoas. A terceira possibilidade nesse cenário seria os dois lados acelerarem a aprovação de um acordo de livre comércio.

5 - Novo plebiscito: Essa é a ideia defendida pelos grupos contrários ao Brexit e que conta com apoio majoritário, mas não total, do Partido Trabalhista. A Escócia também quer a permanência na UE. Para isso, no entanto, seria necessário um apoio bipartidário que hoje está longe de ser realidade. Uma segunda votação também poderia aprofundar as divisões no país.