ASSINE
search button

Manifestações deixam três mortos no Zimbábue

Zinyange Auntony / AFP -
Manifestação no Zimbábue.
Compartilhar

Pelo menos três pessoas foram mortas e muitas outras ficaram feridas nas violentas manifestações violentas registradas no Zimbábue desde a segunda-feira para protestar contra o aumento nos preços dos combustíveis.

"Um policial foi assassinado a pedradas em Bulawayo, uma pessoa morreu em Chutungwiza (ao sul de Harare) e outra e Kadoma (centro)", anunciou a porta-voz da Polícia do Zimbábue, Charity Charamba.

Macaque in the trees
Manifestação no Zimbábue. (Foto: Zinyange Auntony / AFP)

O principal partido de oposição deu o mesmo número de mortos, embora em diferentes locais.

"Segundo nossas fontes, duas pessoas foram mortas em Chitungwiza (sul da capital Harare) e outra em Kadoma (centro)", informou à AFP o porta-voz do oposicionista Movimento para a Mudança Democrática (MDC), Jacob Mafume, que acrescentou que há "muitos feridos, alguns gravemente".

A organização Anistia Internacional antecipou um outro balanço de oito mortos.

Na véspera, manifestações em Harare e Bulawayo (sul), a segunda maior cidade do Zimbábue, degeneraram e "causaram mortes", segundo o ministro de Segurança, Owen Ncube, que não deu então um balanço preciso.

Segundo as ONGs, a Polícia atirou com munição real nos manifestantes.

Nesta terça-feira, a capital, Harare, parecia uma cidade fantasma, onde a Polícia patrulhava as ruas desertas, constatou um jornalista da AFP, embora as manifestações tenham sido retomadas em Bulawayo, reduto da oposição.

Por quase vinte anos, o Zimbábue vive uma grave crise econômica e financeira, estrangulada por uma falta de liquidez e uma inflação desenfreada.

Sua situação piorou nos últimos meses, causando falta de muitos produtos básicos, como o petróleo.

Estes distúrbios são os mais graves no país desde que o Exército reprimiu um protesto da oposição no dia seguinte às eleições de 30 de julho, em confrontos que deixaram seis mortos em Harare.

O presidente Emmerson Mnangagwa anunciou no sábado que vai duplicar o preço da gasolina para fazer frente à maior escassez de petróleo no país nos últimos dez anos.

O Zimbábue é agora o país onde o preço do combustível é o mais caro do mundo, segundo comparações disponíveis do sitio especializado GlobalPetrolPrices.