ASSINE
search button

Cerca de 160 países dizem sim ao pacto da ONU sobre migração no Marrocos

JORGE GUERRERO/AFP -
Barco da guarda costeira da Espanha chega ao porto de Málaga, no sul do país, depois de resgatar dezenas de imigrantes à deriva após naufrágio na costa espanhola
Compartilhar

As Nações Unidas aprovaram ontem em Marrakech, no Marrocos, o texto final do Pacto Mundial para a Migração. O acordo segue, agora, para a confirmação pela Assembleia Geral. Líderes europeus como a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sanchez, e o premiê da Grécia, Alexis Tsipras, estiveram presentes para dar corpo à iniciativa, boicotada por governos nacionalistas do Leste Europeu e pelos Estados Unidos de Donald Trump.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, denunciou durante o discurso de abertura da conferência intergovernamental as “muitas mentiras” propagadas sobre o conteúdo do acordo e destacou o esforço empenhado na redação do pacto. O diplomata fez, ainda, um apelo para que os países não sucumbam ao medo da imigração.

Segundo o texto do acordo, de 40 páginas, suas diretrizes visam “fomentar a cooperação internacional sobre a migração entre todas as instâncias pertinentes, reconhecendo que nenhum Estado pode abordar a migração sozinho, e respeitar a soberania dos Estados e suas obrigações em virtude do direito internacional”, ressaltando com ênfase o caráter não vinculante aos signatários, ou seja, que suas cláusulas não se sobrepõem à legislação de cada Estado.

Para o pesquisador de pós-doutorado do Instituto de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (IRI/PUC-Rio), Bruno Magalhães, a iniciativa pelo pacto é positiva, mas tem problemáticas. “É a primeira vez que temos um acordo mundial nessa área. É um passo significativo ao definir padrões globais de ação. Houve vários problemas, como o discurso de securitização e mercantilização do imigrante, mas isso não pode nos cegar de que é uma iniciativa sem precedentes”, avalia Magalhães.

Entre as medidas concretas do pacto está o veto às detenções arbitrárias e o uso da prisão como último recurso pelas autoridades. O governo americano, que abandonou as tratativas do acordo em dezembro do ano passado, criticaram a iniciativa na última sexta-feira. “As decisões sobre a segurança das fronteiras, sobre quem é autorizado a residir, ou a obter cidadania legalmente, são algumas das decisões soberanas mais importantes de um país”, afirmou a missão americana na ONU na ocasião.

Macaque in the trees
Barco da guarda costeira da Espanha chega ao porto de Málaga, no sul do país, depois de resgatar dezenas de imigrantes à deriva após naufrágio na costa espanhola (Foto: JORGE GUERRERO/AFP)

Com a saída dos EUA do pacto, o bloco europeu assumiu a liderança das negociações e, por consequência, a agenda da União Europeia (UE) acabou dominando a formulação do texto final. Segundo Magalhães, isso se torna perceptível na abordagem migratória no campo da securitização, aos moldes americanos e europeus, mesmo ao tratar da garantia de direitos.

“A agenda de segurança pode se tornar ainda mais vociferante do que vinha sendo, ironicamente, sob um pacto apresentado à opinião pública internacional como um passo importante na defesa de direitos. Vemos, por outro lado, a promoção do aumento de controle, polícia, segurança, inclusive autorizado pelo discurso humanitário”, explica o pesquisador. “O acordo fechado com a Turquia para a cooperação de um cordão sanitário em torno do bloco europeu em troca de cooperação para o desenvolvimento é um outro exemplo. São aportes de alguns bilhões de euros direcionados para o controle migratório, mas também para o desenvolvimento”, acrescenta.

O viés da securitização é replicado, também, pelos críticos mais calorosos do pacto. Ontem, o chanceler do Chile, Roberto Ampuero, fez um pronunciamento no mesmo sentido ao explicar o motivo pelo qual o país não enviou representantes para Marrakech. “O Chile tem as portas abertas para os que querem vir trabalhar, contribuir, se integrar a nossa sociedade, mas tem as portas completamente fechadas para quem busca delinquir, violar ou burlar nossas leis”, explicou Ampuero, criticando o texto por não diferenciar imigrantes regulares e irregulares de forma clara. O presidente, Sebástian Piñera, acusou o pacto de “incentivar” a imigração ilegal.

De acordo com a secretária-geral da conferência no Marrocos, Louise Arbor, desde a aprovação da criação de um pacto migratório pela ONU, na Assembleia Geral de 2016, nove países se retiraram do acordo: é o caso de Áustria, Austrália, Chile, República Checa, República Dominicana, Hungria, Letônia, Polônia e Eslováquia. Além deles, Bélgica, Bulgária, Estônia, Itália, Eslovênia e Suíça pediram mais tempo para avaliar suas cláusulas em meio a pressões internas.