ASSINE
search button

Cão do ex-presidente dos EUA : Amigo de todas as horas de Bush

Reprodução Instagram -
Sully, cão acompanhante de Bush, durante visita do ex-presidente democrata Bill Clinton ao republicano no Maine, em julho
Compartilhar

Juntos até o fim. A velha máxima de que cachorros são os melhores amigos que alguém pode ter ganhou forma e focinho: a foto de Sully Herbert Walker Bush, o cão do ex-presidente dos Estados Unidos George H. W. Bush, morto na última sexta-feira aos 94 anos, inconsolável diante de seu caixão correu o mundo. Companheiro, Sully, de apenas dois anos, vivia com o ex-dirigente desde abril, após o falecimento da ex-primeira-dama Barbara Bush, e foi treinado pela America’s Vet, uma instituição de caridade que fornece cães altamente treinados para veteranos de guerra.

Macaque in the trees
Sully, cão acompanhante de Bush, durante visita do ex-presidente democrata Bill Clinton ao republicano no Maine, em julho (Foto: Reprodução Instagram)

O labrador foi batizado em homenagem a Chesley B. “Sully” Sullenberger III, piloto que se tornou mundialmente famoso depois de pousar com sucesso um avião no Rio Hudson, em Nova York, salvando 155 pessoas após uma pane. Ele acompanhará a família Bush a bordo do Air Force One, aeronave oficial da Presidência dos EUA oferecida por Donald Trump, que levará o corpo de Bush pai do Texas para a capital, Washington, onde será homenageado na cúpula do Capitólio e na Catedral Nacional.

Agora, com a partida de seu dono, Sully será levado para um novo lar, segundo o filho mais velho do republicano e também ex-presidente, George W. Bush, em uma publicação no Instagram que reproduzia a foto do cão diante do caixão. “Por mais que nossa família vá sentir falta deste cachorro, estamos confortáveis em saber que ele levará para sua nova casa, o Centro Militar Walter Redd, a mesma alegria que entregou ao 41”, escreveu Bush, em referência ao seu pai, o 41º presidente dos EUA.

Sully “mantém” um perfil na rede social, que conta com 124 mil seguidores e 60 fotos de seus momentos ao lado de George H. W. Bush. Uma das mais populares mostra o labrador diante de seu dono e outro ex-presidente americano, o democrata Bill Clinton, que derrotou o republicano nas eleições presidenciais em 1992, mas com quem manteve uma forte amizade a despeito da rivalidade política, durante uma visita à casa de inverno da família no estado do Maine. Em outra, o cão aparece ao lado de Bush enquanto o ex-dirigente votava de cadeira de rodas nas eleições legislativas de meio mandato, há menos de um mês.

Na capital americana, Sully poderá dar seu último adeus a Bush, chamado por “ele” no Instagram de “chefe”. O perfil era mantido pelo assessor do ex-presidente, Jim McGrath. O republicano, que esteve à frente da Casa Branca entre 1989 e 1993, também será homenageado com um funeral de Estado com rígido protocolo do Pentágono, a exemplo dos ex-presidentes americanos que faleceram nas últimas duas décadas, como Richard Nixon, em 1994, Ronald Reagan, em 2004 e Gerald Ford, em 2006.

A foto de Sully diante do caixão ganhou a legenda “missão cumprida” em seu perfil e foi curtida por mais de 120 mil pessoas. O registro lembra o roteiro do filme japonês Hachik Monogatari, de 1987, adaptado para o cinema americano em “Hachi: A Dog’s Tale”, de 2009, e estreado por Richard Gere, que trata de um cão que constrói uma relação muito forte com seu dono e o acompanha todos os dias até uma estação de trem. Após a morte do proprietário, ele retorna ao local todos os dias durante quase uma década na esperança de seu regresso.