Jornal do Brasil

Internacional

Presidente da China cogita visitar Coreia do Norte em 2019

Convite teria sido enviado pelo ditador Kim Jong-un

Jornal do Brasil

O presidente da China, Xi Jinping, recebeu um convite do líder norte-coreano, Kim Jong-un, para visitar Pyongyang em 2019, informou o líder chinês neste sábado (17) durante reunião da Ásia e do Pacífico para cooperação econômica (APEC), em Papua Nova Guiné. A declaração foi dada por Xi ao seu homólogo sul-coreano, Moon Jae-in, para quem ressaltou que iria "reservar tempo" para visitar a Coreia do Norte no próximo ano, informou o porta-voz do gabinete presidencial sul-coreano, Kim Eui-kyeom.

Xi ainda acrescentou que a China continuará desempenhando um papel construtivo na construção da paz na península coreana.

Em meio às sanções internacionais existentes contra a Coréia do Norte após seus testes de armas nucleares, a China é o único grande aliado de Pyongyang e uma importante fonte de segurança econômica para o país isolado, principalmente depois dos chineses enfrentarem uma "guerra comercial" contra os Estados Unidos. Além disso, de acordo com o porta-voz, o presidente chinês também afirmou ter interesse em viajar para a Coreia do Sul ao longo em 2019.