ASSINE
search button

Começa nos EUA o julgamento do traficante mexicano El Chapo

El Chapo já foi considerado o homem mais procurado pelos EUA

Compartilhar

O traficante mexicano Joaquim "El Chapo" Guzman, que durante anos foi considerado o homem mais procurado pelos Estados Unidos, começará a ser julgado nesta segunda-feira (5) por um tribunal do Brooklyn. Ele pode ser condenado à prisão perpétua. O julgamento deve durar até quatro meses. O mexicano responderá por 11 crimes de tráfico e distribuição de drogas, posse de arma e lavagem de dinheiro. Aos 61 anos de idade, "El Chapo" é acusado de traficar mais de 155 toneladas de cocaína para os Estados Unidos, além de toneladas de heroína, metanfetamina e maconha por 25 anos.

"El Chapo" está detido há dois anos em Manhattan, em total isolamento. O traficante não pode ver sua esposa, Emma Coronel, e só tem contato com suas filhas gêmeas de 7 anos de idade através de um vidro.

Joaquín Archivaldo Guzmán Loera nasceu em 4 de abril de 1957, em uma família humilde em La Tuna, povoado rural de Badiraguato, no estado de Sinaloa. Na juventude, fundou com três sócios o cartel de Sinaloa, em referência ao estado com alto índice de violência e criminalidade do México. Com o passar do tempo, "El Chapo" se tornou o traficante de drogas mais procurado do mundo.

Os promotores americanos passaram anos no levantamento de provas contra "El Chapo", extraditado em 2017 (um dia antes da posse do presidente Donald Trump), após escapar duas vezes de presídios no México. Na primeira, ele deixou a cadeia escondido em um carrinho de lavanderia. Na segunda vez, em um túnel cavado a partir do chuveiro da prisão

Tags:

El Chapo