ASSINE
search button

Verão no Mediterrâneo será 40% mais quente, diz pesquisa

Temperatura aumentou 1,4ºC no último século

Compartilhar

Uma pesquisa internacional mostra que o calor na região do Mediterrâneo será 25% mais alto do que a média global. Durante o verão, ele pode ser 40% maior do que no resto do mundo.

O estudo aponta que os países do Mediterrâneo esquentaram mais do que os outros no último século, o que aumentou a força das ondas de calor e tornou as tempestades ainda mais devastantes. A temperatura média nesses países subiu 1,4ºC em relação aos níveis pré-industriais, enquanto o crescimento médio global foi de 1ºC. A pesquisa foi conduzida em colaboração pelas universidades de Marselha, Barcelona, Salento, Nicósia, Haifa, Rabar, e foi publicada na revista científica Nature Climate Change, que aborda o aquecimento global e seus efeitos.

"As ondas de calor são mais frequentes e a intensidade da seca aumentou desde 1950. Nas últimas décadas, a superfície do Mar Mediterrâneo esquentou em cerca de 0,4 graus e o nível do mar subiu cerca de três centímetros a cada dez anos", escreveram os autores.

Segundo o estudo, um aumento global da temperatura atmosférica de 2 graus seria acompanhado de uma redução de chuvas de verão de cerca de 10 a 15% no sul da França, no noroeste da Espanha e na região dos Balcãs, enquanto na Turquia e em Portugal pode cair em até 30%.

Para os autores, uma série de fatores combinados é responsável por essa elevação da temperatura no Mediterrâneo. "A região se encontra em uma área de transição entre os regimes de circulação atmosférica das médias latitudes e da faixa subtropical", explicam.

"É caracterizada por uma complexa morfologia de cadeias montanhosas e fortes contrastes terra-mar, além de uma população humana densa, em crescimento, e várias pressões ambientais", concluem.