Jornal do Brasil

Internacional

Turquia anuncia reunião sobre a Síria com Rússia, França e Alemanha

Jornal do Brasil

Turquia, Rússia, França e Alemanha organizarão uma reunião de cúpula sobre a Síria no dia 27 de outubro em Istambul, anunciou a presidência turca.

O encontro abordará principalmente a situação na província de Idlib, último grande reduto da oposição na Síria, e o processo político que pretende solucionar o conflito que devasta o país desde 2011, afirmou o porta-voz da presidência, Ibrahim Kalin.

O governo francês confirmou a participação do presidente Emmanuel Macron, mas condicionou sua presença: apenas se até a data o regime sírio não iniciar a ofensiva militar sobre a província.

Rússia, aliada do presidente sírio Bashar al-Assad, e Turquia, que apoia os rebeldes, estabeleceram em 17 de setembro um acordo para a criação de uma "zona desmilitarizada" entre os territórios insurgentes de Idlib e os setores controlados pelo governo nos arredores.

O prazo oficial para a criação da área expirou na segunda-feira. Os dois países concederam um prazo adicional para que os extremistas de Idlib abandonem a zona desmilitarizada.

 

fo-ezz/mra/bc/ra/fp

 



Recomendadas para você