Jornal do Brasil

Internacional

Putin viaja ao Uzbequistão para estreitar laços com ex-república soviética

Jornal do Brasil

O presidente russo, Vladimir Putin, visita nesta quinta-feira o Uzbequistão com o objetivo de estabelecer uma aproximação econômica entre Moscou e esta ex-república soviética da Ásia central, dois anos depois da morte do dirigente autoritário uzbeque Islam Karimov.

Putin se reunirá com o presidente uzbeque, Shavkat Mirziyoyev, e deve assinar acordos de 20 bilhões de dólares, além de participar na cerimônia de início da construção da primeira central nuclear do Uzbequistão, que ficará a cargo da empresa russa Rosatom.

Uzbequistão, um dos maiores produtores de algodão do mundo, rico em gás, "é um dos nossos principais sócios econômicos e nossa cooperação é intensa", destacou na terça-feira o assessor do Kremlin, Yuri Ushakov.

Esta é a primeira visita do presidente russo ao país desde setembro de de 2016, quando Putin viajou a Samarcanda (sudoeste) para visitar o túmulo do presidente presidente Islam Karimov, que governou o país com mão de ferro por 25 anos.

Na ocasião, o presidente russo afirmou a Shavkat Mirziyoyev, então primeiro-ministro (eleito para a presidência três meses depois), que o Uzbequistão poderia "contar com os russos como seus amigos mais leais".

Desde então, Putin recebeu Mirziyoyev no Kremlin em abril de 2017 e conversou com ele em diversas reuniões internacionais.

 

sk-cr-mp/nm/jvb/zm



Recomendadas para você