ASSINE
search button

May se declara aberta a prolongar período de transição pós-Brexit

Compartilhar

A primeira-ministra britânica, Theresa May, não descartou nesta quinta-feira a possibilidade de ampliar o período de transição a partir do Brexit, previsto para março de 2019, para ter mais tempo para negociar um acordo comercial com a União Europeia (UE).

"Outra ideia que surgiu, e é uma ideia neste momento, é a de criar uma opção para aumentar o período de transição durante alguns meses", declarou aos jornalistas antes do segundo dia da reunião de cúpula europeia em Bruxelas.

O acordo provisório entre Londres e Bruxelas, anunciado há alguns meses, prevê um período de transição até 31 de dezembro de 2020 e, para a premier britânica, a possível ampliação de alguns meses "não deveria ser utilizada".

As negociações do Brexit estão paralisadas na questão sobre como evitar o retorno de uma fronteira clássica entre Irlanda e Irlanda do Norte, para preservar os acordos de paz da Sexta-Feira Santa de 1998.

O desbloqueio também poderia passar pela prorrogação por um ano do período de transição estabelecido com o Reino Unido a partir do divórcio. O principal negociador europeu para o Brexit, Michel Barnier, teria mencionado a ideia, destacou uma fonte diplomática.

tjc/ra/fp

Tags:

Brexit | GB | política | UE