Israel e Síria reabrem fronteiras nas Colinas de Golã

Os governos de Israel e Síria anunciaram nesta segunda-feira (15) a decisão de reabrir o posto de controle do vale do Nassib, na tríplice fronteira entre Síria, Israel e Jordânia. No último domingo (14), a Organização das Nações Unidas (ONU) já havia reportado a liberação de bloqueios no vale de Qunaitra. As unidades de controle ficam nas Colinas de Golã, território controlado por Israel desde 1967.

A fronteira, que estava fechada havia três anos, é considerada uma linha vital para o comércio entre a Síria, a Jordânia e outras nações . Fontes ouvidas pela ANSA afirmam que a Jordânia continuará a impor restrições a viajantes sírios que chegarem ao país, que só permite a entrada de visitantes por tempo determinado.

Israel e Síria estão oficialmente em guerra desde 1965. A abertura dos postos sinaliza que o regime de Bashar Al Asad, que age com apoio de Rússia e Irã, está ganhando terreno na guerra civil em curso no país. A região das Colinas de Golã é habitada por drusos, povo apátrida que perdeu a nacionalidade síria e se nega a obter identidade israelense.